NUTROLOGIA - UM IMPORTANTE CAMINHO PARA A QUALIDADE DE VIDA

Fonte: Dra. Anne Stephany Reis Costa Publicação: 27/12/2016
NUTROLOGIA - UM IMPORTANTE CAMINHO PARA A QUALIDADE DE VIDA
Fonte: Dra. Anne Stephany Reis Costa - CRM-BA 26.666 - Medicina Nutrológica

Hoje, cada vez mais, ouvimos falar em qualidade de vida. A mídia vem intensificando a divulgação de temas relacionados ao assunto, as pessoas passaram a se preocupar cada vez mais com o bem-estar e com a busca de uma longevidade saudável. E, em função deste novo cenário, o conceito de qualidade de vida vem sofrendo também grandes transformações suscitando diversas discussões no meio científico nas últimas quatro décadas.

E aí, vem aquela pergunta: O que é qualidade de vida? Atualmente, quando pensamos em qualidade de vida, a imagem que vem logo a cabeça é um dia ensolarado, pessoas saudáveis praticando atividade física, sorrindo, com amigos, família, etc. Associamos, quase que instantaneamente, a gostosa sensação de bem-estar. E não está errado! Qualidade de vida é, realmente, todas as esferas da sua vida que trazem sensação de bem-estar e de felicidade plena. Porém, precisamos analisá-la sob uma ótica bem mais ampla e complexa do que somente como sinônimo de saúde, prática de atividade física e ingestão de alimentação saudável.

Quero trazer uma nova perspectiva de olhar. Desejo que quando pensem em qualidade de vida, reflitam os seguintes questionamentos: Tenho saúde? Pratico uma atividade física regular? Me alimento adequadamente e de forma equilibrada? Durmo bem? Tenho um sono reparador? Estou feliz no meu trabalho? Estou feliz com a minha família (esposa, filhos, pais, etc)? Tenho tempo para mim? Tenho tempo para minhas necessidades individuais? Minha vida financeira é congruente com meu estilo de vida? Me sinto bem com a minha espiritualidade? Meu nível de estresse em relação aos problemas do dia a dia não interferem na minha sensação de bem estar? Vejo os meus erros e problemas como uma oportunidade de crescimento pessoal? Consigo manter uma vida sexual que me satisfaz e satisfaz o meu(a) parceiro(a)? Limito o consumo de substâncias prejudiciais a minha saúde (álcool, tabaco, drogas ilícitas, etc.)? Se você respondeu \"Sim\" para todos estes questionamentos, parabéns! Você possui qualidade de vida! Mas se alguma dessas perguntas você respondeu \"Não\", então, cuidado! Se fizer sentido para você, talvez precise rever as esferas da sua vida que estão precisando de ajuste.

Neste momento, então, surge o grande questionamento: Qual professional devo buscar? E a resposta é muito simples. Qualquer profissional que esteja preparado para entender você diante do contexto da sua vida. Todos somos indivíduos únicos inseridos num contexto social, com experiências próprias e com repercussões biopsicossociais.  Alimentação é emoção. Quantas vezes descontamos na comida nossas carências, tristezas, frustrações e insatisfações. Doenças muitas vezes são reflexo do estilo de vida que estamos vivendo. Ansiedade, estresse, agressividade, intolerância, cansaço, indisposição começam a tomar conta de nossas vidas, e quando nos damos conta, estamos obesos, hipertensos, diabéticos, sedentários, com doença do refluxo gastroesofágico, gastrite, enxaqueca, depressão, e tantas outras doenças. 

Para este fim, a nutrologia se torna uma excelente ferramenta para a conquista de uma melhor qualidade de vida.  A nutrologia é uma especialidade da medicina assim como cardiologia, nefrologia, pneumologia, etc.. O nutrólogo é o médico especialista em prevenção e promoção da saúde, responsável por atuar no diagnóstico e tratamento de todos fatores relacionados ao adoecimento no que tange a falta de qualidade de vida, com enfoque nos fatores relacionados a alimentação inadequada e desequilibrada, ausência de performance esportiva e todos os fatores que desviam do alcance do status de longevidade saudável. É através do olhar holístico que este profissional leva em conta as necessidades únicas de cada indivíduo; todas as facetas da doença são levadas em consideração, tais como os efeitos da mesma nas relações pessoais, na família, no trabalho e no bem-estar emocional do paciente. Para fechar esta rede de tratamento, o nutrológo necessita de uma grande equipe multiprofissional composta por nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, endocrinologistas, pneumologistas, médicos do sono, etc., para auxiliá-lo, quando necessário, para o sucesso terapêutico de seus pacientes.

Se você ainda não parou para se perguntar como anda sua qualidade de vida, talvez este seja um bom momento para refletir sobre todos os pontos que abordamos neste artigo e talvez você deseje buscar o melhor que você pode ser!

Veja Também

Outras Matérias

Qual o Tema da Notícia?